Pular para o conteúdo

Mentoplastia (queixo)

Muitas pessoas que apresentam o queixo pouco projetado, pequeno, são insatisfeitas com sua aparência facial.

A mentoplastia é uma cirurgia que corrige as alterações de contorno do mento, ou seja, do queixo.

Geralmente é feita no intuito de aumentar o mesmo, porém sua redução pode ser feita em casos de pessoas com mento de projeção exagerada. Pode ser realizada isoladamente ou associada à lipoaspiração da região do pescoço, ritidoplastia e rinoplastia.

O melhor candidato para a mentoplastia é aquele que apresenta boa oclusão dentária. Aqueles com distúrbio de oclusão, a cirurgia na mandíbula e ortodontia, associados à mentoplastia, podem ser indicadas.

A – Pré-operatório / B – Pós-operatório

Saiba mais
A – Pré-operatório / B – Pós-operatório

Antes da cirurgia, médico e paciente discutem o que pode ser esperado de uma forma realista, assim como possíveis riscos e complicações. Uma história médica completa é feita no dia da primeira consulta. O tipo de anestesia e o procedimento são também discutidos. Algumas instruções pré-operatórias incluem a descontinuação do uso de certos medicamentos como drogas que contenham aspirina/AAS, assim como parar de fumar. Um xampu antisséptico é usado na véspera. Fotografias são tiradas para planejamento cirúrgico.

O procedimento pode ser realizado sob anestesia geral ou local.

Há basicamente dois tipos de mentoplastia de aumento; um envolve o avanço do próprio osso do queixo, e o outro o uso de um implante. No primeiro caso, uma incisão é feita dentro da boca e a parte inferior do osso é avançada, de acordo com a necessidade do caso. A incisão é fechada com alguns pontos e um curativo externo é aplicado. No segundo caso, uma incisão é feita dentro da boca ou externamente, abaixo do mento, e o implante (de tamanho adequado) é introduzido. A incisão é fechada com alguns pontos e um curativo externo é aplicado.

A alta é dada no mesmo dia ou no seguinte. Dor relacionada com esta cirurgia é mínima e quando existente controlada com analgésicos locais. Algum edema (inchaço) local pode ocorrer e que desaparece com o passar dos dias. Manter a cabeça discretamente elevada quando deitado ajuda a diminuir o edema. Compressas geladas locais também são recomendadas.

Pode ocorrer certa dificuldade para mastigar e escovar os dentes na primeira e eventualmente segunda semana e uma diminuição da sensibilidade local.

Durante o processo de cicatrização um cuidado especial tem que ser tomado para evitar trauma local. Deve ser evitada a permanência em ambientes quentes, assim como a realização de exercícios físicos intensos por uma ou duas semanas. O cirurgião plástico determinará quando as atividades deverão ser reassumidas.

Complicações são raras; entretanto há certos riscos inerentes a qualquer procedimento que deverão ser discutidos com o cirurgião plástico. O seguimento de todas as instruções dadas pelo médico diminui muito o risco de complicações.

Se você está interessado (a) em saber mais sobre a mentoplastia, entre em contato conosco por telefone, face book ou email, e nós teremos o prazer de responder às suas perguntas.

A seguir elaboramos um conjunto de perguntas sobre esta cirurgia que pode esclarecer suas dúvidas:

01) COMO A CIRURGIA É FEITA? ONDE SE LOCALIZAM AS CICATRIZES?
No caso do aumento do queixo, é feita com o próprio osso, que desliza sobre ele mesmo e promove o avanço, ou através da inclusão de uma prótese. A cicatriz, quando se decide pelo avanço ósseo, é interna (dentro da boca). Em casos de inclusão de próteses, poderá ser feita uma cicatriz interna (dentro da boca) ou mediante uma pequena incisão na parte inferior do queixo.

02) QUAL O TIPO DE ANESTESIA?
Pode ser feita com anestesia geral ou com local. Quando se trata de uma inclusão de prótese geralmente é feita com anestesia local (associada ou não com sedação). Esta cirurgia (mentoplastia) é muitas vezes associada à outra cirurgia de face, como por exemplo plástica de nariz (rinoplastia) ou plástica de face (ritidoplastia), sendo então o tipo de anestesia determinado segundo o caso específico.

03)HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?
Geralmente não. Mesmo que ocorra uma discreta dor, poderemos neutralizá-la com o uso de analgésicos comuns.

04)E OS CURATIVOS?
Não há curativo no interior da boca. Apenas a orientação de limpeza intra-oral com gargarejos e bochechos com algum antisséptico (Periogard ou Cepacol) duas a três vezes por dia. Um curativo externo com micropore (fita antialérgica) geralmente é feito, para manter a pele bem aderida e restringir o edema. Se houve a colocação de uma prótese, o curativo ajuda a mantê-la imobilizada. Além do mais, este curativo serve de proteção aos eventuais traumatismos que possam ocorrer nos primeiros dias.

05) QUANTOS DIAS DEVEREI FICAR DE REPOUSO?
Dependendo da atividade, apenas 1 dia. Casos especiais poderão determinar cuidados relativos por 8 a 10 dias, sem, contudo necessitar de repouso absoluto.

06) QUAIS SÃO OS CUIDADOS QUE SE DEVE TOMAR ANTES DA OPERAÇÃO?
Informar-nos quanto à intercorrência de algum dente inferior infeccionado ou inflamado. Caso ocorra esta eventualidade, solicite de seu dentista que a trate, antes mesmo de procurar-nos para a cirurgia de mentoplastia. Qualquer intercorrência, como por exemplo, algum problema de saúde ou mesmo infecção viral (gripe) deve ser comunicado ao seu médico.

07) MINHA FISIONOMIA MUDARÁ MUITO COM ESTA CIRURGIA?
Não deverão ocorrer grandes alterações fisionômicas. Apenas haverá um melhor equilíbrio de sua fisionomia, mantendo suas características individuais.

08) ESTA CIRURGIA PODERÁ SER ASSOCIADA À RINOPLASTIA?
Em muitos casos o próprio cirurgião recomenda a associação das duas cirurgias, visando um melhor equilíbrio estético da face. A isto denominamos “perfiloplastia”.

09) NA CIRURGIA ESTÉTICA DO MENTO PODE TER COMPLICAÇÕES?
Raramente a Mentoplastia determina complicações. Entretanto, sendo um procedimento cirúrgico, ocasionalmente poderão ocorrer imprevistos na evolução. Felizmente, esses eventuais imprevistos são passíveis de correções posteriores, mediante “retoques”, permitindo-nos obter o resultado almejado. Isto é discutido entre o (a) paciente e o médico. No caso do implante de silicone ou outro material, ver próxima pergunta.

O SILICONE É PERIGOSO? NÃO PODERÁ OCASIONAR CÂNCER?
Há mais de 50 anos vem sendo empregado o silicone na forma sólida, em todo o mundo, com milhares de pacientes operados, sem que se tenha assinalado a presença de ação cancerígena deste produto. Trata-se de substância inerte ao organismo e que se mantém em seu lugar de introdução, dentro de uma cápsula fibrosa que o próprio organismo se encarrega de elaborar, logo nos primeiros dias. Raros são os casos de eliminação da peça. Quando isto acontece (geralmente devido a problemas no pós-operatório imediato por infecção, traumatismo sobre a área operada, hemorragia, etc.), retira-se a peça mediante simples cirurgia sob anestesia local, sem ficar qualquer sequela. Posteriormente poderá ser reintroduzida nova peça. Discuta com o seu médico a melhor indicação para o seu caso específico. Outro aloplástico que podemos utilizar é o Porex, que apresenta vantagens sobre o silicone, por não apresentar riscos de absorção óssea ao longo dos anos. Necessita, diferente do silicone, ser fixado com parafusos.

11)HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?
Raramente uma cirurgia de mentoplastia determina sérias complicações. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ser uma cirurgia relativamente simples. O perigo não é maior ou menor que uma viagem de avião ou automóvel, ou mesmo um simples atravessar de via pública.

12) EM QUE POSIÇÃO DEVEREI DORMIR, NOS PRIMEIROS DIAS?
Sempre com a cabeça discretamente elevada do leito (travesseiro). Manter-se com a face voltada para cima.

13) QUANDO PODEREI TOMAR SOL?
Geralmente após o 3º dia pós-operatório, não existe qualquer inconveniente em se expor ao eventual sol da rua. Entretanto, para exposições longas (praias, banhos de sol), aconselha-se aguardar um período mínimo de dois meses.

14) QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRIA?
Você não deve se esquecer de que, até que se atinja o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edema (inchaço), eventuais “manchas” de infiltrado sanguíneo (equimoses), certo endurecimento local e algum grau de anestesia local e peri labial são comuns a alguns pacientes; evidentemente, alguns apresentam estes fenômenos com menor intensidade que outros. Esperamos que você esteja neste grupo. Caso não esteja, não se preocupe. Dê tempo, que seu organismo se encarregará de dissipar todos os pequenos transtornos que possam aparecer.

15) PARA FINALIZAR O RESULTADO DA CIRURGIA ESTÉTICA DO MENTO COMPENSA?
Evidentemente. Dentre as cirurgias estéticas, as cirurgias do perfil facial proporcionam grandes satisfações. Lembre-se no que lhe foi dito anteriormente: cada caso é analisado individualmente na 1ª consulta, ocasião em que lhe são esclarecidos todos os detalhes aqui relatados, bem como aqueles que por lapso tenham sido esquecidos. Desde que nos decidamos mutuamente a realizar a cirurgia (médico e paciente), é porque o resultado compensa. Caso contrário, seremos os primeiros a recusar a operação. Esta despretensiosa mensagem foi elaborada com intuito de informá-lo (a) a respeito da Mentoplastia estética. Teremos imenso prazer em esclarecer detalhadamente quaisquer outras dúvidas.

RECOMENDAÇÕES SOBRE MENTOPLASTIAS ESTÉTICAS
(CIRURGIA PLÁSTICA DO QUEIXO)

A) CUIDADOS PRÉ OPERATÓRIOS:

O bom resultado de uma cirurgia do mento depende muito do próprio paciente, por isso preste atenção em alguns itens que você deve seguir.

Se você é fumante, seria interessante interromper este hábito por pelo menos duas semanas antes da cirurgia. O cigarro interfere com a boa oxigenação dos tecidos e atrapalha a cicatrização.

Não fazer uso de anti-inflamatórios tipo aspirina/AAS por pelo menos duas semanas antes da cirurgia. Informar ao seu médico todos os medicamentos que você está fazendo uso.

Evitar exposição solar prolongada por pelo menos duas semanas antes da cirurgia.

Fazer uso oral de arnica – glóbulos CH6. É encontrada em farmácias homeopáticas e deve ser iniciado seu uso dois dias antes da cirurgia, cinco (5) glóbulos via oral quatro (4) vezes ao dia.

Vitamina C (ácido ascórbico). Tomar 500mg três vezes ao dia. Iniciar dois dias antes da cirurgia.

No dia anterior à cirurgia ou no dia da cirurgia, antes de sua internação, deve se tomar banho com sabonete antisséptico (ex. soapex, protex), esfregando suavemente a face com esponja delicada, incluindo o couro cabeludo e o pescoço.

Não usar esmalte nas unhas. Não usar maquiagem.

Jejum antes da cirurgia de cerca de oito horas. Se a cirurgia for marcada para de manhã cedo, não tomar café da manhã, se à tarde tomar somente o café da manhã e se no final do dia, somente almoçar.

Lorax 2mg ou dormonid 15mg ou Stilnox. Este medicamento será entregue para você num dos retornos, não será necessário providenciá-lo. Tomar um comprimido às 22hs da noite anterior se necessário. Não dirija sob efeito destes medicamentos. Alguém da família ou amigo (a) deve acompanhá-lo (a) até a clínica/hospital.

Comunicar-se conosco até dois dias antes da cirurgia, em caso de gripe, resfriado, coriza ou quaisquer sintomas que afetem a boca, o nariz ou a garganta.

B)CUIDADOS PÓS OPERATÓRIOS:

No mesmo dia da cirurgia você deve manter repouso relativo, podendo caminhar, se necessário, estando bem acordado(a) e com auxílio de alguém.

A alta geralmente é dada no mesmo dia ou no dia seguinte ao da operação. É interessante manter a cabeça um pouco elevada quando deitado (a), com um travesseiro alto. Não pode deitar de barriga para baixo, nem apoiar o queixo em local algum. Evitar ao máximo qualquer tipo de trauma local.

Após a troca do primeiro curativo, é mantida uma fita antialérgica (Micropore) no queixo por cerca de uma a três semanas (trocada semanalmente).

Fazer gargarejos e bochechos com antisséptico (Periogard ou Cepacol) 2 a 3 vezes ao dia. Escovar os dentes com escova macia.

Evitar exposição solar prolongada por pelo menos dois meses.
A alimentação é normal, devendo ser dado preferência para alimentos leves nos primeiros dias após a cirurgia. Frutas e sucos são recomendados.

Cigarro é desaconselhado, tanto antes como depois da cirurgia. Porém se você fuma e não consegue abandonar este vício, deve pelo menos se abster por duas semanas após a cirurgia.
Manter o uso da arnica – glóbulos por cerca de duas semanas após a cirurgia (5 glóbulos 4 vezes ao dia).
Manter o uso da vitamina C (500mg via oral 3 vezes ao dia), por pelo menos 2 semanas.
Fazer uso de anti-inflamatório que lhe será prescrito por 5 dias (a receita lhe entregue no momento de sua alta).

Evitar qualquer esporte físico por uma semana. Atividade física rigorosa, exercícios físicos intensos ou os que envolvem contato físico ou risco de contato físico devem ser evitados por um mês. Atividade sexual pode ser realizada com cuidado a partir da primeira semana.

Fazer uso de anti-inflamatório por cinco dias. Estes medicamentos serão prescritos e a receita lhe entregue no momento de sua alta.

Evitar qualquer esporte físico por uma semana. Atividade física que envolva contato físico ou risco de contato físico deve ser evitada por dois meses. Evitar sol, vento ou friagem por um mês. Obedecer à prescrição médica (receita).
Qualquer dúvida, não hesite em perguntar.

VLibras - Ação de inclusão GOV.BR - VLibras - Obrigado!