Conforme as pessoas ficam mais velhas, o processo natural de envelhecimento associado a fatores genéticos e exposição solar, entre outros, causa rugas e flacidez facial. Em um indivíduo jovem a face é firme e suave, com adequada quantidade de tecido adiposo abaixo da pele. Com o passar da idade, a pele começa a sobrar devido a flacidez, a face começa a perder volume e sulcos tornam-se mais proeminentes.
Um procedimento chamado ritidoplastia, “facelift” ou cirurgia do rejuvenescimento facial foi desenvolvido para reduzir ou corrigir estas condições e dar ao paciente uma aparência mais jovial. Consiste em remoção do excesso de pele e estiramento da mesma e músculos da face e do pescoço. A cirurgia do rejuvenescimento facial inclui a Ritidoplastia ou Lifting facial, a cervicoplastia ou cirurgia plástica do pescoço e a Ritidoplastia Frontal, que frequentemente tem sido feita por vídeo endoscopia e trata a região da testa e sobrancelhas.
Frequentemente é realizada associada a outras cirurgias faciais, como elevação das sobrancelhas, tratamento da região frontal, blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), mentoplastia (cirurgia do queixo), lipoaspiração local ou rinoplastia (cirurgia do nariz). Não há idade para sua indicação; a mesma pode ser feita quando os sinais de envelhecimento estiverem presentes.
Antes da cirurgia, médico e paciente discutem o que pode ser realisticamente esperado, bem como possíveis riscos e complicações. Detalhada história clínica é feita. Instruções pré-operatórias incluem a eliminação do uso de certas drogas que contém AAS/aspirina e interrupção do ato de fumar por um período prévio. O paciente deve utilizar xampu antisséptico na noite anterior.
As incisões são feitas geralmente na região temporal, área de cabelo (ou na linha do cabelo, região da costeleta), e direciona-se para baixo em frente das orelhas, correndo atrás das mesmas e dirigindo-se para a região posterior (occipital) quando necessário. São cicatrizes que geralmente ficam imperceptíveis conforme o tempo passa.
Após a cirurgia, o paciente permanece no hospital geralmente até o dia seguinte, podendo ficar por mais um dia. O dreno, se utilizado, permanece geralmente de 1 a 3 dias. Curativo com enfaixamento facial pode ser feito. Dor associada ao procedimento geralmente inexiste ou é mínima, e controlada com analgésicos locais. O paciente deve evitar esforços nas primeiras duas semanas, bem como movimentar o pescoço. Por várias semanas, pacientes são aconselhadas a evitar o sol e usar protetor solar. As atividades serão liberadas aos poucos, conforme a evolução individual e extensão da cirurgia.
Se você está interessado (a) em saber mais sobre a ritidoplastia, entre em contato conosco por telefone, email ou facebook e nós teremos o prazer de responder às suas perguntas. A seguir, respondemos as perguntas sobre este tópico que mais nos são feitas:
A seguir elaboramos um conjunto de perguntas sobre esta cirurgia que pode esclarecer suas dúvidas:
01) QUANTOS ANOS VOU REJUVENESCER?
Não é possível, através da cirurgia, transformar uma face de 40 anos em outra de 20. O resultado da cirurgia gera uma melhora estética facial, um rejuvenescimento; porém não congela sua face neste estágio, pois ela continua envelhecendo. Apesar disto parecer óbvio, fazemos questão de frisá-lo, pois certas informações errôneas são transmitidas por leigos, fazendo alguns pacientes acreditarem na possibilidade de se fazer “o relógio do tempo” ser retardado conforme sua vontade, ou mesmo pará-lo. Mesmo após anos de cirurgia, com a face operada envelhecida, seu aspecto será mais jovem e melhor do que estaria se não tivesse sido operada.
02) COMO FICARÃO AS CICATRIZES? DESAPARECERÃO?
A cirurgia plástica visa melhorar o aspecto da flacidez, rugas, sulcos, etc., dando assim um rejuvenescimento à face. As cicatrizes, entretanto, serão permanentes, apesar de irem se tornando cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo. Enquanto isto não ocorre, recursos cosméticos como a maquiagem e penteados adequados disfarçam perfeitamente o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes. Além disso, cada paciente comporta-se diferentemente de outro (a), em relação à evolução das cicatrizes, podendo, mesmo, em certos casos, tornar-se praticamente inaparentes. Apesar desta advertência prévia, muitos (as) pacientes costumam esquecer-se dos detalhes que são transmitidos durante a consulta inicial e passam a preocupar-se especificamente com a presença das cicatrizes, no período pós-operatório imediato e mediato. Esperamos que você não seja um (a) deles (as) e tenha sempre em seu poder este folheto de instruções. As cicatrizes, de um modo geral, são extremamente sutis e, após o período natural de maturação, ficam praticamente imperceptíveis. Pruridos (coceiras), ardor ou insensibilidade poderão ocorrer eventualmente sobre as cicatrizes. Isto será temporário e tenderá a desaparecer.
03) POR QUANTO TEMPO PERSISTE O RESULTADO?
A cirurgia da face, pescoço e pálpebras rejuvenesce visualmente estes territórios. Ela torna a face mais jovial, porém não interrompe o processo natural de envelhecimento. Mesmo que as marcas do envelhecimento voltem, como é esperado, sempre você estará melhor se comparado (a) com como você estaria sem ter sido submetido (a) ao procedimento. Em alguns casos, há necessidade de outra cirurgia ou mesmo procedimentos complementares, como por exemplo, Toxina Botulínica, preenchimento ou peeling. De um modo geral o resultado é bem persistente, porque não só a pele geralmente é corrigida, assim como estruturas profundas que estão com flacidez, proporcionando resultado mais natural e prolongado.
04) ONDE SE LOCALIZAM AS CICATRIZES?
Na frente das orelhas (podendo ser na frente ou atrás do tragus), se extendendo para a região da costeleta (“pé do cabelo”). Outra cicatriz, atrás da orelha, que pode ser mais ou menos extensa, pode ser indicada dependendo do caso.
05) PODEM OCORRER COMPLICACÕES? HÁ RISCO NESTA OPERAÇÃO?
Raramente a cirurgia de rejuvenescimento determina sérias complicações. Entretanto, sendo um procedimento cirúrgico, ocasionalmente poderão ocorrer imprevistos na evolução. Acúmulo de sangue local (hematoma) pode indicar reintervenção precoce, o que geralmente resolve o problema (embora pouco comum, é mais comum em pacientes hipertensos). Infecção felizmente é raro, e temos meios para tratá-la com antibioticoterapia. Cicatrizes inestéticas e sofrimento da pele, que são incomuns e favorecidos principalmente pelo cigarro (a nicotina é extremamente prejudicial para a oxigenação tecidual e cicatrização), são passíveis de correções posteriores, mediante “retoques” permitindo-nos obter o resultado almejado. Alterações de sensibilidade são comuns e geralmente transitórias; alterações da motricidade facial são raras e quando presentes geralmente transitórias.
06) AS FOTOGRAFIAS PRÉ E PÓS-OPERATÓRlAS SÃO IMPORTANTES?
Evidentemente. A única maneira de se avaliar o resultado obtido é a comparação entre as fotografias pré e pós-operatórias, realizadas sob condições fotográficas idênticas nesses dois períodos.
07) QUE TIPO DE ANESTESIA É UTILIZADA PARA A OPERAÇÃO?
Tanto a anestesia geral quanto a local associada à sedação são utilizadas. Dependendo do seu caso, tomaremos a liberdade de sugerir-lhe a mais conveniente. O resultado final será o mesmo.
08) QUANTO TEMPO DEMORA O ATO CIRÚRGICO?
É muito variável e depende do planejamento cirúrgico. No entanto, o que importa é o resultado obtido e não o tempo de cirurgia.
09) SERÁ REMOVIDA MUITA PELE DE MINHA FACE?
A quantidade de pele removida é apenas o suficiente para boa acomodação da mesma após tração dos tecidos profundos. Não há tração na pele. O vetor desta tração nos tecidos profundos é vertical, contra a ação da gravidade, e não horizontal o que gera um resultado bastante harmonioso e natural.
10) QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?
De um a dois dias geralmente.
11) SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?
Às vezes. Quando utilizamos eles são curativos secos. O curativo em torno da face e cabeça (capacete) é retirado em torno das primeiras 24 a 48 horas. É mantido por mais tempo eventualmente. Um ou dois drenos são colocados durante a cirurgia e retirados entre o primeiro e segundo dia de pós – operatório, podendo se tardar um pouco mais dependendo do caso. Quando não utilizamos este curativo (capacete), deixamos as incisões sem cobertura, apenas com um pouco de pomada.
12) OS OLHOS FICAM OCLUÍDOS NO PÓS-OPERATÓRIO?
Em geral não. Apenas recomendamos a aplicação de compressa de algodão ou gaze embebida em água fria sobre os olhos, quando se associa a cirurgia de pálpebras. Isto diminui a intensidade do edema pós-operatório na região dos olhos.
13) HÁ DOR, NO PÓS-OPERATÓRlO?
Muito raramente. A evolução das cirurgias estéticas é geralmente indolor. Ocasionalmente um ou outro caso poderá apresentar discreta dor, que poderá ser perfeitamente controlada com analgésicos comuns.
14) QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
A maioria dos pontos das pálpebras é removida entre o terceiro e quinto dia. Os remanescentes (face, pescoço, couro cabeludo), entre uma e duas semanas.
15) QUANDO PODERÁ SER UTILIZADA MAQUIAGEM?
Para as pálpebras, após a retirada dos pontos. Na face, a partir da primeira semana.
16) QUANDO PODERÃO SER LAVADOS E PENTEADOS OS CABELOS?
Entre o segundo e o sétimo dias de pós-operatório poderão ser lavados e penteados os cabelos (com certo cuidado). Para secá-los utiliza-se secador manual com ar discretamente aquecido ou, preferencialmente, na temperatura ambiente. As tinturas somente deverão ser utilizadas após a 3ª semana.
17) O “CORTE DE CABELO” PREPARATÓRlO PARA A CIRURGIA É MUITO EXTENSO? PODERÁ SER DISFARÇADO NO PÓS-OPERATÓRIO?
Os cabelos geralmente não são cortados na cirurgia, e quando são, são somente naquelas áreas onde se planeja localizar as cicatrizes. No pós-operatório imediato, este inconveniente, quando ocorrer, poderá ser perfeitamente disfarçado, com penteado adequado.
18) QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRIA?
Você não deve se esquecer de que, até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras, são comuns a todos os pacientes; evidentemente, alguns pacientes apresentarão estes fenômenos com menor intensidade que outros. Esperamos que você esteja neste grupo. Caso não esteja, não se preocupe. Dê tempo ao tempo, que o seu organismo se encarregará de dissipar todos estes pequenos transtornos que, infalivelmente, chamarão a atenção de alguma pessoa estranha, que não se furtará à observação: “Houve alguma complicação? Será que isto vai desaparecer?” É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser a nós transmitidos. Daremos esclarecimentos necessários para sua tranquilidade. Um curto período de “depressão emocional” poderá ocorrer nos primeiros dias, devido ao aspecto transitório. Isto é passageiro e geralmente advém da “ansiedade em se atingir o resultado final o quanto antes”. Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética da face deverá ser avaliado antes dos 3 meses pós-operatórios.
19) PARA FINALIZAR, O RESULTADO DA CIRURGIA DE REJUVENESCIMENTO COMPENSA?
Cada caso é analisado individualmente, durante a 1ª consulta. Algumas pacientes procuram, com esta cirurgia, ficar “mais bonitas”. Este não é o objetivo fundamental da cirurgia; seu objetivo primordial é o rejuvenescimento. Nessa ocasião, deveremos esclarecer sobre todos os detalhes aqui relatados, bem como aqueles eventualmente esquecidos. Desde que nos decidamos mutuamente a realizar a cirurgia (médico e paciente) é porque o resultado compensa. Caso contrário, seremos os primeiros a recusar a cirurgia. Esta despretensiosa mensagem foi elaborada com o intuito de informá-lo (a) a respeito da cirurgia de rejuvenescimento facial. Teremos imenso prazer em esclarecer detalhadamente quaisquer outras dúvidas.
RECOMENDAÇÕES SOBRE A CIRURGIA DO REJUVENESCIMENTO FACIAL
(CIRURGIA PLÁSTICA DA FACE)
A) CUIDADOS PRÉ-OPERATÓRIOS:
O bom resultado de uma cirurgia facial depende muito do próprio paciente, por isso preste atenção em alguns itens que você deve seguir.
Se você é fumante, seria interessante interromper este hábito por pelo menos quatro semanas antes da cirurgia. O cigarro interfere com a boa oxigenação dos tecidos e atrapalha a cicatrização.
Não fazer uso de anti-inflamatório tipo aspirina/AAS por pelo menos duas semanas antes da cirurgia. Informar ao seu médico todos os medicamentos que você está fazendo uso.
Evitar exposição solar prolongada por pelo menos duas semanas antes da cirurgia.
Fazer uso oral de arnica – glóbulos CH6. É encontrada em farmácias homeopáticas e deve ser iniciado seu uso dois dias antes da cirurgia, cinco (5) glóbulos via oral quatro (4) vezes ao dia.
Vitamina C (ácido ascórbico). Tomar 500mg três vezes ao dia. Iniciar dois dias antes da cirurgia.
No dia anterior e no mesmo dia da cirurgia, antes de ir para o hospital ou clínica, você deve tomar banho com sabonete e xampu antisséptico (ex. soapex, protex), esfregando suavemente a face com esponja delicada, incluindo o couro cabeludo e o pescoço.
Não usar esmalte nas unhas. Não usar maquiagem.
Jejum antes da cirurgia de cerca de oito horas. Se a cirurgia for marcada para de manhã cedo, não tomar café da manhã, se à tarde tomar somente o café da manhã e se no final do dia, somente almoçar.
Lorax 2mg ou dormonid 15mg ou Stilnox. Este medicamento será entregue para você num dos retornos, não será necessário providenciá-lo. Tomar um comprimido às 22hs da noite anterior se necessário. Não dirija sob efeito destes medicamentos. Alguém da família ou amigo (a) deve acompanhá-lo (a) até a clínica/hospital.
Comunicar qualquer anormalidade que possa lhe ocorrer, quanto ao seu estado geral até a véspera da internação. É aconselhável levar óculos escuros e lenço de cabeça.
B) CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS:
No mesmo dia da cirurgia você não deve sair do leito, ou seja, deve manter repouso. Você estará com uma sonda na bexiga e não necessitará ir ao banheiro para urinar. Permanecerá em jejum neste dia, podendo, a critério médico, ser liberada dieta leve e líquida. Permanecerá com o soro na veia.
Um curativo em torno da face e cabeça, que chamamos de capacete, é confeccionado ao final da cirurgia e retirado ou trocado entre o segundo e quarto dias geralmente. Como este capacete não pode ser molhado, até sua retirada o banho tem que ser feito abaixo do pescoço apenas, com chuveirinho preferencialmente. São deixados geralmente dois drenos, que são caninhos de plástico ou silicone, que geralmente são retirados até o segundo dia de cirurgia. Muitas vezes decidimos não colocar este capacete, e você deve ter o cuidado de evitar a movimentação do pescoço, virar o rosto.
Se cirurgia plástica palpebral for realizada no mesmo tempo, compressas com algodão ou gaze embebida em soro fisiológico frio devem ser feitas várias vezes ao dia, nos dois primeiros dias.
Nos primeiros dias o uso de travesseiro grosso é proibido se houve intervenção ao nível do pescoço. O mesmo deve permanecer esticado, sendo então almofadas e travesseiros indicados apenas se forem finos. Movimentação do pescoço também é proibida, devendo a (o) paciente movimentar todo o corpo quando precisar olhar de lado (como se fosse um robô), por quinze dias.
No dia seguinte é retirada a sonda da bexiga e o soro da veia. Você poderá sair da cama com auxílio de alguém, mas evite fazer esforços. É neste dia ou no seguinte que você poderá ir para a casa, geralmente.
Os pontos são retirados todos até o final da segunda semana, cada qual no seu devido tempo.
A alimentação é normal, devendo ser dado preferência para alimentos leves nos primeiros dias após a cirurgia. Frutas e sucos são recomendados.
Cigarro é desaconselhado, tanto antes como depois da cirurgia. Porém se você fuma e não consegue abandonar este vício, deve pelo menos se abster por mais duas semanas após a cirurgia.
Manter o uso da arnica – glóbulos por cerca de um mês após a cirurgia (5 glóbulos 4 vezes ao dia).
Manter o uso da vitamina C(500mg via oral 3 vezes ao dia), por pelo menos 2 semanas.
Fazer uso de anti-inflamatório que lhe será prescrito por 5 dias (a receita lhe entregue no momento de sua alta).
Estes medicamentos e outros que forem necessários serão prescritos e a receita lhe será entregue no momento de sua alta.
Evitar qualquer esporte físico por um mês. Atividade física rigorosa, exercícios físicos intensos ou os que envolvem contato físico ou risco de contato físico devem ser evitados por dois meses. Atividade sexual pode ser realizada com cuidado a partir da segunda semana.
Qualquer dúvida não hesite em perguntar.