Otoplastia (orelha)

Orelhas em abano ou proeminentes podem causar muitos problemas psicológicos para pacientes, principalmente crianças. Apelidos são comuns em pacientes portadores de orelhas em abano. Esses indivíduos podem ser beneficiados física e psicologicamente com um procedimento chamado otoplastia. A cirurgia pode ser realizada em pacientes acima de 5 anos de idade geralmente, período no qual as orelhas já atingiram quase todo o seu crescimento.

img_lipofacialotoplastia01
Orelha em abano vista de frente e de perfil

Saiba mais

Antes da cirurgia, médico e paciente, ou os pais no caso de crianças, discutem o que pode ser esperado de uma forma realista, assim como possíveis riscos e complicações. Uma história médica completa é feita no dia da primeira consulta. O tipo de anestesia e o procedimento são também discutidos. Algumas instruções pré-operatórias incluem a descontinuação do uso de certos medicamentos como drogas que contenham aspirina/AAS, assim como parar de fumar no caso de adultos. Um xampu antisséptico é usado na véspera.

A incisão é geralmente feita na região posterior da orelha. A alta é dada no mesmo dia ou no seguinte.

Curativos são feitos ao redor das orelhas e um enfaixamento é mantido até o dia seguinte, onde geralmente uma faixa especial (tipo faixa de tenista) é utilizada e mantida por alguns dias/semanas.

Dor relacionada com esta cirurgia é mínima e quando existente controlada com analgésicos locais. Algum edema (inchaço) na região pode ocorrer, assim como equimose (mancha roxa). Manter a cabeça discretamente elevada quando deitado ajuda a diminuir o edema. Dormir com um travesseiro macio e evitar apoiar nas orelhas nos primeiros dias são orientações importantes. Quando as atividades podem ser reassumidas dependerá da opinião médica e da evolução pós-operatória do paciente.

Eventualmente um segundo procedimento pode ser necessário se houver certo grau de recidiva. Complicações são raras; entretanto há certos riscos inerentes a qualquer procedimento que deverão ser discutidos com o cirurgião plástico. O seguimento de todas as instruções dadas pelo médico diminui muito o risco de complicações.

Se você está interessado (a) em saber mais sobre a otoplastia, entre em contato conosco por telefone ou email, e nós teremos o prazer de responder às suas perguntas.

A seguir elaboramos um conjunto de perguntas sobre esta cirurgia que pode esclarecer suas dúvidas:

01)A CIRURGIA DA ORELHA EM ABANO DEIXA CICATRIZES?
A cicatriz desta cirurgia é geralmente imperceptível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crâneo. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar “quase inaparente”. Lembrar, no entanto, que existe características individuais para a cicatrização e que a mesma segue uma sequência natural. A maturação completa se dá após 18 meses.

img_lipofacialotoplastia02
A e B – Local da incisão, atrás da orelha

02)QUAL O TIPO DE ANESTESIA?
Crianças: anestesia geral. Adultos: anestesia local com ou sem sedação assistida ou a critério médico.

03)QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?
Geralmente o paciente tem alta no mesmo dia da internação, após algumas horas do término da cirurgia. Em alguns casos, a alta é dada no dia seguinte.

04)HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO? E AS COMPLICAÇÕES?
O perigo não é maior ou menor que aquele de se viajar de automóvel, avião ou mesmo o simples atravessar de uma rua. Complicações, embora raras, podem ocorrer, como hematoma (acúmulo de sangue) e cicatriz inestética, porém geralmente não interfere no resultado final. Diminuição da sensibilidade nas orelhas, edema (inchaço) e equimose (manchas roxas) são comuns e não consideradas complicações. Regridem com o passar do tempo.

05)HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?
Geralmente não. Quando houver a intercorrência de dor, poderemos combatê-la com analgésicos comuns.

06)COMO É O CURATIVO?
Faz – se a proteção da orelha com curativos e envolve-se a cabeça com faixas (“capacete”). Geralmente no dia seguinte este curativo é removido. Uma faixa deve ser utilizada na primeira semana por tempo integral, para manter o curativo e evitar trauma local. Após a primeira semana, a faixa deve ser utilizada somente no período noturno, para dormir, até completar um mês. Esta faixa não pode ser muito apertada, para evitar lesar as orelhas.

07)QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS? HÁ DOR?
Em torno do sétimo dia. Não existe dor na retirada. Quando utilizamos fios absorvíveis, não é necessária a retirada de pontos.

08)EM QUANTO TEMPO SE ATINGIRÁ O RESULTADO DEFINITIVO?
No início, as orelhas se apresentam inchadas e com coloração de roxa ao vermelho, em intensidade variável de paciente para paciente. Gradativamente ocorre a regressão, e por volta do primeiro mês 75 a 80% do edema já desapareceu. O resultado final se dá por volta do sexto mês.

09)NÃO HÁ O RISCO DE “VOLTAR O PROBLEMA DO ABANO” APÓS A CIRURGIA?
Desde que devidamente conduzida à cirurgia, o resultado será definitivo. Convém salientar que uma leve assimetria poderá ficar, pois mesmo as pessoas não operadas e que tenham orelhas normais, não apresentam simetria absoluta.

10)P:EM QUE POSIÇÃO DEVEREI DORMIR NOS PRIMEIROS DIAS?
Em decúbito dorsal (de barriga para cima), sem apoiar as orelhas.

11)P:QUANDO PODEREI TOMAR SOL?
Quando desaparecer totalmente as equimoses (manchas roxas) e o edema. Este período é geralmente entre um e três meses.

12)A ORELHA PODE SER DIMÍNUIDA OU É APENAS REPOSICIONADA?
Geralmente a alteração é de posicionamento, ou seja, a orelha é aberta, com o tamanho normal (orelha em abano). Em raros casos de orelha com dimensões exageradas, seu tamanho pode ser diminuído. Neste caso as cicatrizes são anteriores.

img_lipofacialotoplastia03
Redução do tamanho da orelha

13)P:EXISTE CIRURGIA PARA O LÓBULO DA ORELHA? E QUANDO ELE É GRANDE?
Se o lóbulo também estiver em abano, pode ser corrigido durante o procedimento. Se ele for grande, que geralmente ocorre em pacientes com mais idade, podemos fazer a redução do mesmo através de uma cirurgia bastante simples. Lóbulos bífidos (abertos), geralmente devido a uso de brincos pesados, podem também ser corrigidos facilmente.

img_lipofacialotoplastia04
A – Lóbulo grande sendo reduzido / B – Após sutura, com o lóbulo já diminuído

RECOMENDAÇÕES SOBRE OTOPLASTIA ESTÉTICA

A)CUIDADOS PRÉ- OPERATÓRIOS:
O bom resultado de uma cirurgia como esta depende muito do próprio paciente, por isso preste atenção em alguns itens que você deve seguir.

Se você é fumante, seria interessante interromper este hábito por pelo menos duas semanas antes da cirurgia. O cigarro interfere com a boa oxigenação dos tecidos e atrapalha a cicatrização.

Não fazer uso de anti-inflamatório tipo aspirina/AAS por pelo menos duas semanas antes da cirurgia. Informar ao seu médico todos os medicamentos que você está fazendo uso.

Evitar exposição solar prolongada por pelo menos duas semanas antes da cirurgia.

Fazer uso oral de arnica – glóbulos CH6. É encontrada em farmácias homeopáticas e deve ser iniciado seu uso dois dias antes da cirurgia, cinco (5) glóbulos via oral quatro (4) vezes ao dia.

Vitamina C (ácido ascórbico). Tomar 500mg três vezes ao dia. Iniciar dois dias antes da cirurgia.
No dia anterior à cirurgia ou no dia da cirurgia, antes de sua internação, deve se tomar banho com sabonete antisséptico (ex. soapex, protex), esfregando suavemente a face com esponja delicada, principalmente atrás das orelhas e nos seus sulcos e dobras, durante o banho. Lavar os cabelos.
Não usar esmalte nas unhas. Não usar maquiagem.

Jejum antes da cirurgia de cerca de oito horas. Se a cirurgia for marcada para de manhã cedo, não tomar café da manhã, se à tarde tomar somente o café da manhã e se no final do dia, somente almoçar.

Lorax 2mg ou dormonid 15mg ou Stilnox. Este medicamento será entregue para você num dos retornos, não será necessário providenciá-lo. Tomar um comprimido às 22hs da noite anterior se necessário. Não dirija sob efeito destes medicamentos. Alguém da família ou amigo (a) deve acompanhá-lo (a) até a clínica/hospital.
Comunicar qualquer anormalidade que possa lhe ocorrer, quanto ao seu estado geral até a véspera da internação.
B)CUIDADOS PÓS OPERATÓRIOS:

No mesmo dia da cirurgia você deve manter repouso, podendo caminhar, se necessário, estando bem acordado(a) e com auxílio de alguém. Você estará com um enfaixamento em torno da cabeça (“capacete”). Este capacete é retirado geralmente no dia seguinte. Mantém-se um curativo pequeno atrás das orelhas por dois a quatro dias associado a uma faixa, que deve ser mantida por tempo integral durante a primeira semana e à noite até completar um mês.

A alta geralmente é dada no mesmo dia ou no dia seguinte ao da operação. É interessante manter a cabeça um pouco elevada quando deitado (a), com um travesseiro alto. Não pode deitar de barriga para baixo, nem apoiar em nenhuma das orelhas. Evitar ao máximo qualquer tipo de trauma local.

Geralmente são retirados os pontos no final da primeira semana.
Evitar exposição solar prolongada por pelo menos três meses.
A alimentação é normal, devendo ser dado preferência para alimentos leves nos primeiros dias após a cirurgia. Frutas e sucos são recomendados.

Cigarro é desaconselhado, tanto antes como depois da cirurgia. Porém se você fuma e não consegue abandonar este vício, deve pelo menos se abster por duas semanas após a cirurgia.
Manter o uso da arnica – glóbulos por cerca de duas semanas após a cirurgia (5 glóbulos 4 vezes ao dia).
Manter o uso da vitamina C (500mg via oral 3 vezes ao dia), por pelo menos 2 semanas.
Fazer uso de anti-inflamatório que lhe será prescrito por 5 dias (a receita lhe entregue no momento de sua alta).

Evitar qualquer esporte físico por uma semana. Atividade física que envolva contato físico ou risco de contato físico deve ser evitada por um mês. Uso de óculos que se apóia nas orelhas deve ser evitado por um mês. Atividade sexual pode ser realizada com cuidado a partir da primeira semana. Evitar sol, vento ou friagem por um mês.

Fazer uso de anti-inflamatório por cinco dias. Estes medicamentos serão prescritos e a receita lhe entregue no momento de sua alta.
Obedecer à prescrição médica (receita).

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar.